Perguntas Frequentes

Gostava de fazer um teste genético. Como posso proceder?

Antes de realizar um teste genético é necessário realizar uma consulta de Genética Médica (marque connosco a sua aqui) onde o médico o irá aconselhar se deve ou não realizar o teste.

O SNS paga o meu teste?

Se o seu teste for pedido no âmbito hospitalar são pagos pelo hospital. Se o teste se realizar ao nível ambulatório, não existe convenção com o SNS pelo que o teste terá de ser pago pelo próprio ou em alguns casos, pelos seguros de saúde.

Como fazer um teste genético a título particular?

Deverá ser portador de uma requisição médica passada por um médico especialista em Genética Médica ou um médico especialista na área de estudo e reencaminhar o seu pedido através do mail genelab@abcmedicalg.pt

Posso fazer o teste sem requisição?

Não, a legislação Portuguesa (Lei nº 12/2005 de 26 de Janeiro, Decreto-lei nº  131/2014 de 29 de Agosto) obriga a que todos os testes genéticos tenham associado uma requisição médica, que pode ser emitida por um médico da especialidade ou por um médico especialista em genética médica caso seja um familiar não doente.

Fazem colheitas?

Sim, realizamos colheitas mediante marcação prévia nas nossas instalações. Sendo que não é necessário fazer a colheita em jejum.

O que preciso de enviar para realizar um teste?
  • Amostra
  • Consentimento informado
  • Requisição de teste